Colunista: Diego Fernandes

13/1/2009

Arrependei-vos!

Precisamos entender bem o que é arrependimento: estamos cercados de conceitos do mundo e conceitos religiosos que não definem bem a questão. Já vimos que Jesus pregava o evangelho do reino, a boa noticia da chegada do reino de Deus no coração das pessoas. Mas antes de Jesus, veio João Batista para preparar o caminho do Senhor, para preparar o coração das pessoas para a chegada do Reino. Qual era a pregação de João Batista? Mt 3:1-2 “Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia, dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” v. 8 "Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento," Como Jesus inicia a pregação do evangelho? Mt 4:17. “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” Por que tanto Jesus quanto João Batista e os apóstolos anunciam primeiro o arrependimento? Porque o arrependimento está na porta do reino! É algo interior que deve acontecer com a pessoa para que o reino de Deus se estabeleça em sua vida.

Porque isso é necessário? O que o arrependimento produz? Deixamos de ser independentes e passamos a ser dependentes de Deus. Como isso vai funcionar na prática? Mudança de atitude. Agora eu vou depender de Deus , buscar sua direção e obedecê-lo em todas as áreas da minha vida. Agora a árvore tem sua raiz em outro lugar ( no Senhor ) e vai começar a dar outros frutos. (Isso não significa que eu nunca mais vou pecar. Se eu começar a agir por conta própria, já estou pecando) O arrependimento não é um sentimento de culpa pelo pecado. Este sentimento ocorre quando colhemos os frutos do pecado. Por meio do arrependimento temos nosso interior totalmente mudado e passamos a ter uma atitude correta para com Deus. Toda pregação de Jesus estava repleta desta mensagem: Arrependei-vos! É chegado o Reino de Deus (quem passa a governar agora é Deus) Levava o homem a uma transformação interior, a uma atitude de submissão e dependência de Deus.

O que é necessário para se arrepender (mudar de atitude ) e se tornar um verdadeiro discípulo de Jesus? É Jesus quem estabelece as condições para isso; 4 atitudes são necessárias: 1) Negar-se a si mesmo - não só aos pecados, mas a si mesmo. 2) Tomar a sua cruz - O que é tomar a cruz? perder a própria vida. Mc 8:34-35 E chamando a si a multidão com os discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, salvá-la-á. 3) Perder a própria vida - Até hoje quem governava minha vida era eu; agora eu perco a minha vida , pois a entrego a Deus. ( ex: Zaqueu ) Deus só pode governar minha vida se eu a entrego voluntariamente a Ele. ( devo estar disposto a perder ) A cruz é o lugar onde eu entrego a minha vida (Jesus me incluiu na sua morte, estou crucificado com Ele). 4) Renunciar a tudo por Jesus - Se a minha vida já não me pertence, quanto mais o resto.

Conversão significa mudança de governo. Jesus convida as pessoas para morrer com Ele. Logo " ... já não sou mais eu quem vive, mais Cristo vive em mim" O arrependimento com tudo que ele significa e produz está na porta do reino, Logo na entrada. Mas não é isso que a Igreja de um modo geral tem pregado. Anuncia-se um evangelho "fofinho": voltado para o homem; voltado para as massas; voltado para a prosperidade. Depois querem estreitar o caminho. Mas quem vai querer perder a própria vida se já lhe ofereceram salvação e vida eterna sem nenhuma condição. Isto enche a Igreja de pessoas religiosas: O Incrédulo: Não quer dizer necessariamente ateu. É alguém que não tem interesse em Deus. É ele quem governa e controla todas as áreas de sua vida conforme sua vontade. Tem o EU no centro de sua vida. Vive para si mesmo. O Religioso: É bem diferente do incrédulo. Acredita em Deus, lê a bíblia, ora canta, vai a reuniões, chama Jesus de Senhor, etc. Mas ainda tem o eu como o centro. Vive para si mesmo. E Deus? Deus existe para abençoá-lo curá-lo, servi-lo, salvá-lo. É um quebra galho. Este está pior que o incrédulo, pois está se enganando.

O Discípulo: Não vive mais para si, vive para Deus. Toda sua vida está estruturada entorno da vontade de Deus. Jesus é o seu Senhor. Este experimentou o arrependimento. Jesus é o centro da sua vida. O verdadeiro arrependimento tira o homem do centro e coloca Jesus no centro de tudo. Que benção é quando uma pessoa compreende o reino de Deus em sua vida. Está sempre pronta para servir, disposta, alegre, tem um coração grato, é submissa. Esta pessoa tem problemas? Tem! Passa por dificuldades? Passa! Ela passa por tribulações? Sim! Mas em todas estas áreas ela tem vitória completa, pois sua vida esta edificada sobre a pessoa de Jesus. Ele é o centro. Ele é o Senhor.