Av. Itaberaba, 4330 - Jardim Almanara, São Paulo - SP (11) 3983-3191

Ministério Homens

Líder:

No 1º sábado às 16h30 os irmãos da Comunidade se reúnem para um bate papo edificante, trocando experiências de vida, orando uns pelos outros e buscando alternativas viáveis que possam trazer benefícios para toda a Comunidade.

 

 

ESTUDO: Por uma liderança eficaz: se for preciso, mude os métodos!

Oséias Beppler Penido

Êxodo 18:1-27 - O povo de Israel tinha acabado de sair do Egito.  Moisés aconselhava o povo  desde o amanhecer até o anoitecer. Numa atividade exaustiva tanto para ele como para o povo que buscava uma orientação. Devido a grande procura, a  maioria saía sem conseguir falar com ele. Apesar de ser um homem de Deus, Moisés não estava conseguindo enxergar o seu erro. Precisou que seu sogro Jetro aparecesse para lhe chamar a atenção e assim  mudar o método de liderança que estava utilizando para aconselhar o povo. Baseado neste episódio da vida de Moises queremos refletir alguns pontos importantes para uma liderança eficaz junto ao povo de Deus.

1. A Repetição de métodos antigos e ortodoxos não significa necessariamente que estamos no caminho certo.
O tempo e as pessoas mudam, sendo necessário à utilização de novos métodos e recursos que venham a levar o povo a uma direção segura. Moisés usava o método patriarcal em que toda a decisão passava pelo chefe do clã. Ele não se deu conta que eles já não eram uma pequena família , mas sim uma grande família. Portanto, o método patriarcal era por si só ineficiente para atender a todos.

2. A centralização do poder só sobrecarrega o líder, e mostra que ele não tem confiança nos seus liderados ou vê que ninguém é capaz de ajudá-lo. 
Esta centralização é fruto do sistema patriarcal , tinha a sua razão de existir antes,
agora não. Ela pode gerar não só sobrecarga, mas também pode levar a uma apatia por parte do grupo. Conseqüentemente matará toda e vontade de liderança e serviço do povo. Um velho ditado é válido para os nossos dias: “Só se aprende fazer fazendo”.

3. A forma de trabalho que Moisés estava usando poderia gerar, devido à espera do povo: cansaço, desânimo e frustração. 
Com certeza o povo sairia da presença de Moises sem uma decisão. As conseqüências seriam óbvias: desvio de doutrinas, prática imorais e quebra da comunhão com Deus e com o grupo. Portanto, cuidado em não insistir no método que não está trazendo resultados positivos.

4. Um bom líder sabe ouvir.
Esta deve ser uma das características de um grande líder, de um verdadeiro homem de Deus. Isto é fruto da humildade. Moisés soube ouvir os conselhos de seu sogro , por sinal, também era um líder. As experiências dos mais antigos são sempre bem vindas. Imaginemos se Moisés não desse ouvido aos conselhos de seu sogro!

5. Um bom líder é aquele que divide tarefas.
Agindo assim, faz discípulos. O método que empregava Moisés não só matava a liderança  natural que existia no grupo como impedia que nossas lideranças surgissem ou fossem formadas.

6. Por menor que seja o nosso grupo de liderança haverá sempre pessoas com capacidade  para nos ajudar.
Cremos que esse dom vem de Deus, ele mesmo se encarrega de levantar pessoas idôneas para estar ao nosso lado.  Elas nos ajudarão a cumprir a tarefa que nos ordena o Senhor.

7. A grande responsabilidade do líder é fazer com que o rebanho saia alimentado de uma maneira eficaz e satisfatória.
Em certos momentos precisará fazer uso dos recursos tanto materiais como técnicos para atender a todos. Portanto, não se pode virar as costas para a realidade.

Moisés descobriu que o método utilizado não era o melhor. Ainda que as intenções e o propósito eram dar o melhor para o povo. Não temos que ter medo de mudar no meio do caminho quando descobrirmos que o método que estamos utilizando não seja o melhor para o povo.  Descobrindo o erro, é melhor mudar do que, por teimosia e prepotência, levar o grupo à ruína.